Tags

, , , , , , , ,

Oi meus amores,

* Esse post é dedicado à minhas leitoras que não fazem exercício físico (ainda).

Como vocês veem no meu snapchat (rafa.blog) minha rotina de treinos tem sido bastante intensa e versátil. Versátil porque incluí a luta de forma intensa no meu dia a dia e é esse o motivo pelo qual eu venho me esforçado nos meus treinos. A verdade é que nunca fui fã de academia ou exercícios físicos (como vocês sabem, já contei isso aqui no blog). Por isso, como uma ex sedentária resolvi separar algumas dicas para ajudar vocês a encontrarem o exercício certo e que além de tudo, que vai encher vocês de vida, saúde e qualidade em tudo que fizerem.

Rafa 0007
Na foto, eu e meu professor de treino funcional e Cross Combat, da Team Nogueira Ribeirão Preto, Caio Amaral. (essa foto só tem um mês, e de mês pra cá já evoluí para 8kg no querobel).

* O meu conselho número um para essa rotina intensa é o amor pelo esporte.
Não adianta você fazer algo por modismo, porque todos falam que é bom, ou porque simplesmente parece mais fácil. O que pode ser bom para as pessoas, pode ser terrível pra você; então não faça nada porque os outros estão fazendo, ok?

* Se você não gosta do modelo tradicional de academia (musculação) procure outras opções, por exemplo: Treino Funcional, Cross Combat, Ladies Camp, Cross Fit, lutas: Muay Thai, Box, Jiu Jtsu e etc; hidroginástica, pilates, danças: dança de salão, ballet, ballet fitnnes, jazz, zumba e etc.
– FOCO: Quando você encontrar o esporte, dança, modalidade de luta, tipo de treino ou o que seja, que você realmente goste, crie uma expectativa, que você se vê fazendo daqui alguns anos, tem a possibilidade de encaixar a sua rotina naquele tipo de treino, então é esse treino que vai te motivar, não adianta ir por modismo.

* Os primeiros passos de dedicação:

A vida de um sedentário é cheia de manias que nós não percebemos. O primeiro mês de academia foi o mais difícil para mim. Por incrível que pareça não foi difícil porque eu coloquei obstáculos como preguiça, porque eu não sentia preguiça de ir treinar, eu estava motivada a fazer o Muay Thai. A maior dificuldade era simplesmente organizar horários, agenda, compromissos de modo geral. Uma vida saudável não combina com uma vida extremamente corrida, com horários lotados. Não que uma vida saudável não vá ter dias corridos, mas o dia será bem mais organizado. Aquela vida regrada, com horário para tudo, que era exatamente o que eu não tinha.
Então hoje, que faço Muay Thai de 4 há 5 vezes por semana, naquele primeiro mês era no máximo uma vez por semana. Eu não conseguia encontrar tempo, eu não sabia como colocar aquilo como prioridade. Hoje, se vou 3x por semana, já fico satisfeita, porque há períodos que a minha vida realmente está mais corrida e quando está tudo sob controle, tento ir todos os dias.

Rafa 0027.jpg

* Comece com calma – mas não desista:
Quando a gente pega aquele pique de academia, a tendência é queremos mais. Mas como a sabedoria é a senhora da razão, comece sempre devagar. Se você optou por começar com treino funcional, então comece 2x por semana, depois os dias vão crescendo naturalmente, e você pode incluir outras atividades. Os primeiros meses são de dor, seu corpo não está acostumado com exercício, então respeite o tempo dele.

Rafa 0030

A minha rotina de treinos:

* Inclui 3 modalidades: Muay Thai (além do incrível condicionamento físico, qualidade de vida eu estou adorando o fato de saber me defender e lutar).

– Treino Funcional: (Eu faço para substituir a musculação).
Baseia-se nos movimentos naturais do ser humano. Como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar. O praticante ganha força, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento, resistência e agilidade. O treinamento funcional tira a pessoa dos movimentos mecânicos e eixos definidos  ou isolados, como acontece na musculação. Por isso virou uma alternativa para quem está cansado de exercícios mais tradicionais em academia. Para trabalhar musculatura profunda, são utilizados acessórios como elásticos, cordas, bolas, cones, discos e hastes. É um método que ajuda a prevenir leões, gera melhorias cardiovasculares, a redução do percentual de gordura, emagrecimento e definição muscular.

Rafa 0013.jpg

– Cross Combat: Programa exclusivo da Team Nogueira. O treinamento é inspirado na preparação física de atletas de luta, com as adaptações necessárias para atender todos os tipos de perfis, independente da faixa etária e do nível de condicionamento físico. Utiliza elementos do Cross Fit e execícios específicos da preparação física de atletas de luta em diferentes combinações de treinos.
Trabalha força, potência, resistência, as capacidades aeróbicas e anaeróbicas. Utiliza principalmente a parte externa da academia: grama sintética, pneus, corda, anilhas, kettlebells, caixa, bolas.

Rafa 0003

Geralmente faço dois treinos por dia, Muay Thai + Treino Funcional ou Muay Thai + Cross Combat, e as vezes faço aula de Zumba (amo dançar, paixão antiga, mas por hora ainda não consigo encaixar 100% na minha agenda).
Cada dia é um verdadeiro desafio, há dias que ir para academia é um grande prazer, alegria, endorfina. Mas há dias que eu só quero minha cama e um chocolate para acalmar minha TPM. rs. Mas estou tentando superar os obstáculos de cada dia. Cada dia é uma novidade, um desafio e que oferece uma saída fácil: desistir. Mas prometo que não optarei por essa saída, penso que essa rotina já faz parte de mim e que não é uma opção. Você também, dê o primeiro passo. Dar o primeiro passo é mais difícil do que desistir.

É isso meus amores, espero que eu tenha ajudado vocês. A qualidade de vida que adquiri esses meses foi incrível, e cada dia que passa me apaixono mais por exercício físico, espero que você também mude de vida.

Quem quiser experimentar aulas na Team Nogueira, é só agendar uma aula experimental. Leitores do blog ganham desconto ao fechar pacote diamond.
XO

Créditos:

Fotos: Anderson Tropiani. Tel.: (16) 99241-8438
Produção: Werner Ribeirão. Tel.: (16) 3620-3096/ 3623-7875
Rafa Veste: Maria Amora Store. Tel.: (16) 3235-7170/ 98825-1155
Professores: Caio Amaral e Adauto Almeida.
Locação: Team Nogueira Ribeirão Preto

Apresente este post na Team Nogueira e ganhe desconto ao fechar semestral ou anual na Team Nogueira.


TEAM NOGUEIRA RIBEIRAO PRETO

Tel.: (16) 3289-2220
WhatsApp: (16) 97400-6006

Rua Paschoal Bardaro, 1463 (Botânico)- Ribeirão Preto – SP

Facebook: Clique AQUI
Instagram: @teamnogueirarp

Me siga também nas minhas redes sociais:
Instagram: @blografaelaalbuquerque
SNAP: RAFA.BLOG

Facebook: Rafaela Albuquerque

siterafa-06